da Redação

Como parar de procrastinar?

Caro leitor, gostaria de começar esse texto pedindo para que você faça um exercício: leia esse artigo desde o começo até o final, sem deixar para depois.

Pois bem, hoje vim falar de um tema bem importante para o desenvolvimento pessoal e profissional que é a procrastinação

O que é procrastinar?

A definição é bem simples. Procrastinar é o ato de adiar algo ou deixar para depois aquilo que pode ser resolvido agora.

De antemão, gostaria de tranquilizar você! O ato de procrastinar não é exclusivo seu. De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Estudar em parceria com a MindMiners, 52% das pessoas afirmam que a procrastinação é o maior inimigo da sua produtividade, ou seja, é um comportamento natural do ser humano, porém, é importante ficar atento sobre ele, pois não é um comportamento saudável para a rotina profissional e pessoal.

A procrastinação é um ato que está relacionado com o stress, ansiedade, falta de criatividade e outros sentimentos que deixam você mais longe do seu objetivo final que é entregar aquilo que foi proposto inicialmente. 

Como parar de procrastinar? 

Traremos aqui algumas dicas que podem ajudar você a diminuir sua procrastinação diante das tarefas que você precisa entregar. São elas: 
1. Defina pequenas metas que te ajudem a chegar no seu objetivo 
Se você tem algo para entregar, defina mini tarefas dentro desse projeto e conforme for realizando, pule para a próxima mini tarefa sem pensar muito no tempo. 
2. Gerencie suas emoções 
Não espere estar 100% feliz e realizado para fazer algo. Tenha na cabeça que, independente do que esteja sentindo no momento, o ideal é começar a realizar. Procure não deixar nada que dependa só de você para depois, ou seja, realize! 
3. Imagine como seria a sua entrega final 
Imaginar como seria entregar a sua tarefa final é uma linha tênue entre ansiedade e motivação, mas, vamos tentar separar por aqui. Por mais que em alguns casos, pensar na entrega cause certa ansiedade, procure alimentar os sentimentos de satisfação e realização ao entregar aquilo que precisa. Faça que isso te motive a continuar a sua tarefa e, que ao realizar, você ficará extremamente completo e satisfeito com o seu desempenho. 
4. Exclua suas distrações 
Se você perceber que algo está tomando muito do seu tempo e não está te ajudando, procure eliminar essa distração. Por exemplo, se você percebe que fica muito nas redes sociais ao invés de concluir sua tarefa, desligue o seu celular ou deixe ele em algum outro local. Com isso, você vai focar somente naquilo que precisa. 
5. Se dê recompensas por tarefas concluídas 
Como forma de se autoestimular, você pode criar algumas recompensas por tarefas concluídas. Isso pode te ajudar a se manter motivado pois sabe que no final, além de entregar o projeto, será recompensado por isso.
    
Como uma mensagem final, gostaria de deixar um trecho da música “Semana que vem” da cantora Pitty: “Não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar, não deixe nada pra semana que vem, porque semana que vem pode nem chegar”.

Por fim, gostaria que você respondesse com sinceridade... Conseguiu cumprir a missão que foi dada no início do artigo? Caso você tenha lido o texto do começo ao fim sem deixar para depois: PARABÉNS! Você já começou a praticar e está indo super bem.
Deixo aqui o meu agradecimento e espero que tenha gostado. Prometo que foi feito com muito cuidado e carinho!

Para acompanhar os outros posts, basta acessar o o Blog Academy.
Até breve! 
Espaço do autor

Leonardo Barletta

Bacharel em Administração de Empresas e atualmente Analista de Produtos e Projetos Educacionais na Exame Academy. Gosta muito de ler, escrever, assistir futebol e jogar vôlei.