da Redação

O que é Lifelong Learning?

Não muito tempo atrás, disposição e um diploma em mãos eram fatores suficientes para conseguir uma colocação profissional e galgar a construção de uma carreira bem estabelecida dentro de grandes empresas. Porém, o mundo tem mudado cada vez mais rápido com os avanços tecnológicos das últimas décadas e o mercado de trabalho, junto com seus requisitos, também.

É claro que um diploma superior é uma conquista importantíssima para a vida profissional de todos nós, mas está longe de ser o único indicador de qualificação procurado pelas áreas de recursos humanos. A educação continuada é uma realidade no Brasil e no mundo, formalmente através de Pós-Graduações e MBAs e informalmente através de cursos e conteúdos livres sobre os mais diversos assuntos espalhados pela internet.

Nesse contexto, surge o termo lifelong learning que ganhou notoriedade após aparecer no relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI da Unesco de 2010. 

O que é Lifelong Learning?

Lifelong Learning é uma forma contínua de encarar a educação e que busca desmistificar a ideia de que a formação acontece apenas durante um período da vida de um indivíduo, como os anos escolares e universitários, que possuem início e fim determinados.

Pode ser que você não conheça o termo, mas com certeza ele já faz parte do seu dia a dia e da estratégia das empresas que você conhece.  
A educação se tornou um processo vitalício e inerente a vida profissional, uma vez que estamos constantemente precisando nos aperfeiçoar e adquirir novas skills para evoluir. 

Dada essa realidade, é muito mais fácil adquirir uma postura proativa para aprender, ao invés de resistir as mudanças. Isso é o lifelong learning, o mindset proativo e apaixonado por aprender que acompanha os profissionais de sucesso durante todos os estágios da sua carreira.  

4 pilares do Lifelong Learning 

O Lifelong Learning se apoia sobre quatro pilares fundamentais:

1. Aprender a Conhecer: aprender a conhecer é aprender a encarar o processo de aprendizagem com uma postura ativa, questionando, refletindo sobre conceitos e metodologias apresentadas e debatendo diferentes pontos de vista;

2. Aprender a Fazer: esse pilar refere-se a capacidade de colocar seus conhecimentos em prática, trabalhando em equipe e repassando o conhecimento;

3. Aprender a Conviver: aprender a obter conhecimento através da convivência e das interações com outras pessoas, valorizando o aprendizado informal;

4. Aprender a Ser: aprender a incorporar as habilidades adquiridas no processo de aprendizagem em sua personalidade com autonomia e senso crítico.  

Benefícios de adotar o Lifelong Learning 

Além do retorno financeiro esperado graças a qualificação profissional proporcionada pelo lifelong learning, esse método pode estimular a criatividade e senso de liderança das pessoas que o adotam, além de prepará-las para mudanças e imprevistos e proporcionar grandes oportunidades de networking em variados ambientes.

Mais do que abrir portas profissionais, o lifelong learning abre um mundo de possibilidades na sua vida pessoal, te oferece a chance de conhecer novos hobbys, aprender sobre assuntos variados pelo simples prazer que eles lhe proporcionam, ampliar o seu repertório pessoal, aprender novos idiomas e alcançar horizontes que até então eram desconhecidos e inexplorados.

A educação é uma parte fundamental do desenvolvimento de todos os seres humanos e não precisa ser usada apenas para fins profissionais. Adotar uma postura curiosa e proativa em diferentes âmbitos da vida é uma forma de viver dias repletos de novidades e evitar o tédio. Que tal começar agora? 
Espaço do autor

Mayra Lockmann

Analista de Produtos da Exame Academy. Estudante de administração na Universidade Federal de São Paulo e grande entusiasta de temas ligados ao desenvolvimento pessoal.