da Redação

Storytelling: o que é e como aplicar essa técnica?

Histórias lidas no momento certo jamais te abandonam. Você pode esquecer o autor ou o título. Pode até não lembrar precisamente o que aconteceu. Mas se você se identifica com uma história, ela continua com você para sempre. (Neil Gaiman)”

O que é storytelling?

Durante a vida aprendemos a contar histórias tanto dos outros quanto nossa, e aquela com a qual você se identifica mais você não esquece. Ao realizar um storytelling você conta uma história.

Numa tradução literal seria ‘’arte ou ato de contar histórias’’, mas, trazendo para o dia a dia, seria uma forma de contar histórias de maneira mais emotiva e com maior conexão com o público.
Por que é tão importante saber fazer um storytelling? Porque o ser humano se conecta com histórias. Desde pequeno vemos filmes, desenhos animados que marcam a nossa história e nos conectam. E mesmo quando crescemos esse hábito permanece e se intensifica através do cinema, séries, novelas, livros, dentre outros. Nós nos conectamos com eles.

Vamos começar pelos motivos de se preocupar em contar boas histórias em seus conteúdos.

Qual é a importância do storytelling?

Quando nos comunicamos, temos a intensão de prender a atenção do público até o final para que ele entenda a mensagem que estamos transmitindo. Atualmente temos um fluxo de informações muito intenso devido à polarização dos meios de comunicação em massa.

Diante disso, ter as informações claras e realizar um bom storytelling é de extrema importância para comunicar o que deseja.
O storytelling pode ser feito em várias áreas, por exemplo, em marketing e em vendas. Mas uma que ganhou grande relevância nos últimos tempos foi a área de dados, e mais para a frente iremos falar sobre essa área.

Como fazer um storytelling? 

Diversos fatores compõem uma narrativa, mas em primeiro lugar é importante saber quem é o público que estamos buscando atingir para, a partir daí, selecionarmos a mensagem que gostaríamos de passar.

Além disso, é fundamental que você tenha uma narrativa impactante. Para isso, é importante organizá-la para assim poder surpreender quem a ouve. E, dessa forma, estruturar a mensagem, o ambiente, os personagens e o conflito.
Toda história tem de ter um conteúdo, um propósito/mensagem. Tem de haver uma lógica ─ começo, meio e fim ─ e também um contexto. E é necessário observar e entender esse contexto. Em que condições, o histórico, as referências. Por fim, a história tem de causar alguma experiência, emoção, interação e envolvimento do expectador.

Quais são os principais elementos do storytelling?

Existem algumas técnicas que podem ser usadas para fazer um storytelling, embora não haja uma “receita de bolo pronta”. Mas existem alguns elementos importantes:
1. Mensagem
É importante ter uma mensagem forte a ser passada para que possa transformar e marcar a vida do receptor, pois é através desse momento que o conteúdo será marcado e lembrado posteriormente.
2. Ambiente
Simplesmente porque os eventos precisam acontecer em algum lugar, tê-lo descrito facilita a localização em que o público está inserido e embarque na jornada de forma mais clara.
3. Personagem
O personagem é quem percorre toda a jornada e capta a mensagem dada.
4. Conflito
Esse fator é um dos mais importantes. É através dele que a audiência se mantém na história. O desafio que o personagem possui é o que vai motivá-lo a percorrer toda a jornada.

Data storytelling

Embora os dados ofereçam um potencial grande para qualquer organização, eles não levarão às decisões de negócios corretas se não forem devidamente comunicados e analisados. Por isso é importante examiná-los e comunicá-los de forma correta.
Como a Forbes trouxe em seu artigo, o data storytelling é uma combinação poderosa dos três pilares: narrativa, visual e dados.

Além disso, todo dado tem de possuir algum propósito, isto é, ser capaz de influenciar ações e conduzir mudanças em uma organização. 
Espaço do autor

Julia Severo

Business Development na Exame Academy. Formada em Economia pela FAAP. Corredora e mãe de pet.