da Redação

O que são soft skills e como diferenciá-las das hard skills?

O que você prioriza na hora da contratação? Conhecimento, experiência, apresentação do candidato, resultado de um teste aplicado previamente... qual é o ponto mais importante? Ou é um mix? Você segue seu feeling ou é 100% analítico e racional?

Na posição de gestora, respondo a esse tipo de pergunta com alguma frequência. E na verdade não há resposta fixa. Me preocupo apenas em deixar claro: eu consigo explicar algum tema ou fluxo de trabalho para uma pessoa, mas não sou capaz de mudar os valores dela para que se adaptem aos da equipe e da empresa. Então, esse ponto é o mais importante para mim.

Ok, mas isso não responde à pergunta, eu sei. No fim, a maioria das pessoas costuma se preocupar se tem todo o conhecimento necessário para se aplicar a uma vaga e, caso não identifique um match de quase a totalidade, acabam deixando passar.

O que são soft skills? 

Mas na verdade, esse é outro ponto que gosto de desmistificar: eu também foco em ter uma pessoa comunicativa, que consegue se expressar ao contar a experiência que tem, que demonstre empatia pelos colegas de trabalho e clientes quando discorre sobre algum projeto realizado anteriormente, que me mostra durante o bate-papo da entrevista que consegue organizar suas ideias e histórias, de forma natural. Isso são soft skills. Só não tem como ela me provar nada disso com um diploma, né?  

Qual a diferença entre soft skills e hard skills? 

A comparação entre conhecimento e habilidades interpessoais (também conhecido como hard skills e soft skills) é supercomum nas empresas. A pessoa X se comunica muito bem, mas não sabe muito bem sobre o que está falando; a pessoa Y tem um conhecimento absurdo, mas não compartilha com o time.

Mas é melhor eu ter um leque de soft skills ou de hard skills mais desenvolvido? E continuamos sem resposta certa. O que vale é termos o conhecimento de que, hoje em dia, as empresas procuram não só por currículos, diplomas de grandes universidades, cursos complementares ou experiências em empresas renomadas; habilidades humanas estão super em alta para a composição de um bom profissional.

Quais são as principais soft skills? 

Veja alguns exemplos de soft skills:

  •  Comunicação: capacidade da pessoa de manter um diálogo aberto com seus colegas de trabalho.
  • Liderança: habilidade de inspirar as pessoas, motivá-las e desenvolvê-las.
  • Resiliência: diante de um mundo tão volátil, que se transforma constantemente, é esperado do profissional essa capacidade de mudar, adaptar-se na mesma proporção.
  • Trabalho em equipe: não é necessário dizer que não se trabalha sozinho, né? Um profissional que sabe ouvir e falar durante a execução de um projeto, por exemplo, é mais valorizado.
  • Proatividade: se não for preciso ficar observando o trabalho de cada um, dando autonomia para resolução de problemas e seguro de que qualquer coisa fora do padrão será tratada pelo time, com certeza um líder escolhe essa opção!

Soft skills no recrutamento e seleção 

O fato é que equilíbrio é sempre a melhor resposta, mas no caso de ter uma escolha em mãos, voltando à pergunta lá de cima, eu escolho as soft skills. Há quem escolha diferente. E o profissional, fica como nessa história?

Bom, o melhor é entender a qual cargo você está se aplicando, como seria o dia a dia dessa pessoa e focar num mix de soft e hard skills que fazem parte desse perfil. E colocar tudo isso com segurança no momento da entrevista: colha os frutos de seu preparo em seguida! 
Espaço do autor

Aline Guedes

Head de Produtos e Design na EXAME. Formada em Gestão Financeira, com MBA em Liderança e Inovação pela FGV. Apaixonada por Crossfit e outras atividades físicas.