da Redação

Qual é a importância do trabalho em equipe?

Hoje vamos falar sobre um assunto bem importante e essencial para o sucesso de qualquer empresa ou projeto: o trabalho em equipe

O que é trabalho em equipe?

Basicamente, é quando um grupo de pessoas se reúne em prol de um objetivo e trabalham juntas para que esse objetivo seja alcançado.

Para exemplificar, um dos trabalhos em equipe mais populares são os times de diversos esportes como vôlei, basquete, handebol, e o mais acompanhado pela maioria dos brasileiros, o futebol.

Em todos os esportes citados acima, nem sempre as equipes que possuem os melhores jogadores são as que vencem. Isso se deve ao fato de que, quando não temos a união, entrosamento e sinergia de uma equipe, pode ser um fator determinante para a entrega de um resultado não vencedor. 

Qual a importância do trabalho em equipe?

Saber como trabalhar em equipe é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Seja na empresa que você trabalha, no esporte coletivo que você pratica ou em outros âmbitos. O ideal é que você sempre faça a sua parte da melhor maneira que conseguir e respeite o espaço das outras pessoas justamente para que elas consigam também desenvolver o seus papeis.

Abaixo, deixaremos 5 dicas para o trabalho em equipe resultar em algo bem satisfatório. 

1. Se entregue ao projeto ou objetivo, mas, tenha consciência do seu lugar de fala
É muito comum em alguns casos, tomarmos algumas atitudes impulsivas, isso ocorre principalmente quando trabalhamos em equipe. Quando acontecer algo que você não concorde ou que acha que deve ser feito de outro jeito, espere o momento certo para deixar sua opinião clara. Muitas vezes, agir de maneira impulsiva no momento errado pode acabar causando conflitos desnecessários.

2. Respeite o espaço das outras pessoas
Dificilmente no trabalho em equipe você vai achar uma pessoa que faz as coisas exatamente da maneira que você faz, ou, que pensa exatamente da maneira que você. Sendo assim, é muito importante respeitar as individualidades de cada integrante.

3. Compartilhe suas ideias
Um dos principais objetivos de se organizar um trabalho em equipe é obter um maior número de ideias. Por isso, é crucial que você compartilhe as suas ideias! Isso pode ser fundamental para entrega ou evolução do projeto.

4. Reconheça as virtudes e habilidades de seus companheiros
Quem não gosta de receber um elogio ou ser reconhecido por algo de bom que fez, não é mesmo? Com esse reconhecimento, o seu colega irá ficar cada vez mais estimulado a entregar algo de qualidade e isso fará bem para a equipe como um todo. No esporte coletivo por exemplo, tem pessoas que criam mais confiança ao receber um estímulo positivo.

5. Se comunique de maneira clara
Isso é fundamental para que o objetivo seja alcançado com êxito. Em alguns casos, uma informação não transparente pode levar o seu projeto ao fracasso. 

Agradecemos a sua leitura! Para acompanhar os outros posts, basta acessar o Blog Academy.

Até a próxima! 
Espaço do autor

Leonardo Barletta

Bacharel em Administração de Empresas e atualmente Analista de Produtos e Projetos Educacionais na Exame Academy. Gosta muito de ler, escrever, assistir futebol e jogar vôlei.