Mercado de Carbono: Liderando Estratégias Sustentáveis

Olá, 

Desejamos boas-vindas ao seu Ambiente Virtual de Aprendizagem

Conteúdos para aprendizagem

Veja abaixo os conteúdos presentes no seu curso.

Disciplina 1: Da crise planetária ao desenvolvimento sustentável

CAPÍTULO 1

Desafios planetários - Explorando os limites e emergências

Forneceremos uma compreensão compreensão abrangente das questões globais relacionadas à crise planetária e à importância do desenvolvimento sustentável. Incentivaremos a explorar soluções sustentáveis para esses desafios, desenvolvendo uma perspectiva crítica e orientada para a ação.
CAPÍTULO 2

Sustentabilidade Planetária Rumo a um desenvolvimento equilibrado

Forneceremos uma compreensão abrangente das questões globais relacionadas à crise planetária e à importância do desenvolvimento sustentável. Incentivaremos a explorar soluções sustentáveis para esses desafios, desenvolvendo uma perspectiva crítica e orientada para a ação.
CAPÍTULO 3

O profissional da sustentabilidade

Compreenderemos os principais desafios enfrentados pelo profissional da sustentabilidade na atualidade, e identificar estratégias e habilidades necessárias para se tornar agente de mudança ativo na transição para uma sociedade mais justa e sustentável.
Empty space, drag to resize

Disciplina 2: Transição para a economia de baixo carbono

CAPÍTULO 4

Introdução ao mercado de carbono

Exploraremos as Mudanças Climáticas para entender como chegamos à situação atual e investigaremos as regulações globais e nacionais pertinentes. Analisaremos os mercados de carbono, tanto voluntários quanto regulados, identificando padrões, tipos de créditos e métodos de precificação no mercado voluntário. Além disso, examinaremos a visão do mercado regulado brasileiro e discutiremos as tendências atuais e futuras desse mercado.
CAPÍTULO 5

Jornada das Empresas

Compreenderemos como o mercado de carbono influencia a jornada das empresas, com foco tanto teórico quanto prático. Estudaremos a interação entre o mercado de carbono e o setor de energias limpas, florestas e o agronegócio, detalhando como esses setores podem efetivamente contribuir para e se beneficiar dos esquemas de comércio de carbono.
CAPÍTULO 6

Agenda do Clima

Discutiremos discutir a agenda do clima e as oportunidades na Amazônia, reconhecendo seu impacto tanto no cenário nacional quanto global. Em seguida, realizaremos um estudo de caso corporativo sobre energia renovável para identificar e aproveitar as oportunidades do Brasil no setor.
Empty space, drag to resize

Disciplina 3: Finanças Sustentáveis

CAPÍTULO 7

Finanças Sustentáveis - Conceitos e Definições

Reconheceremos a necessidade de uma política financeira sustentável e de um marco regulatório e identificar as principais iniciativas internacionais e locais no tema.
CAPÍTULO 8

Finanças Sustentáveis - Conceitos e Definições

Apresentaremos as principais características dos títulos verdes, e dos mercados de títulos verdes, e compreenderemos a importância de títulos verdes para alavancagem de projetos de sustentabilidade de grande relevância.
CAPÍTULO 9

Captação de recursos para projetos sustentáveis

Descreveremos as principais características dos demais instrumentos financeiros de captação de recursos que vão além dos títulos verdes, e compreenderemos a importância de alternativas financeiras para alavancagem de projetos de sustentabilidade de grande relevância.
Empty space, drag to resize

Disciplina 4: ESG na Governança corporativa

CAPÍTULO 10

Governança: Uma introdução

Exploraremos como o ESG está transformando a Governança Corporativa e identificaremos exemplos práticos dessa transformação. Analisaremos o papel crucial da liderança na implementação do ESG e avaliaremos os impactos da conjuntura global na agenda ESG, discutindo estratégias e modelos de governança apropriados. Também aprenderemos a utilizar o ESG como uma métrica de investimento e desenvolveremos competências para integrar a gestão de riscos com a agenda ESG, formulando estratégias para a mitigação eficaz de riscos.
CAPÍTULO 11

Governança Corporativa: Aspectos Técnicos e Aplicabilidade

Compreenderemos a importância da integridade como uma ferramenta nas políticas de ESG e como alinhar sistemas de Compliance com ESG para servir como critérios de avaliação. Interpretaremos a governança corporativa sob a ótica da Auditoria Interna e analisaremos os impactos do ESG nos contextos tributário, negocial, contratual e licitatório, propondo medidas para maximizar os benefícios e minimizar os riscos associados.
CAPÍTULO 12

Governança Corporativa e Múltiplas Realidades

Distinguiremos entre Compliance e Governança Corporativa, aplicando nossos conhecimentos em pequenas e médias empresas. Desenvolveremos um plano para iniciar sistemas de Governança e Compliance do zero e integraremos esses princípios aos processos de gestão de pessoas. Além disso, implementaremos práticas de Governança para reduzir riscos reputacionais e avaliaremos desafios comuns, adotando boas práticas para superá-los. 
Empty space, drag to resize

Conteúdo Bônus

Net Zero

Entenderemos o conceito de Net Zero, desde a fundamentação científica das mudanças climáticas até o desenvolvimento e execução de estratégias eficazes de redução de emissões. Aprenderemos a analisar e estabelecer metas baseadas na ciência através da iniciativa Science Based Targets, engajar stakeholders e aplicar inovações para superar desafios na transição para uma economia de baixo carbono.

Conheça os especialistas do curso

Mariana Rico
Coordenadora do MBA Gestão ESG e Sustentabilidade
Empty space, drag to resize
Mestra em sustentabilidade (FGV) com especialização em economia circular, Mariana Rico é palestrante, educadora, facilitadora de diálogos, consultora sênior em sustentabilidade/ESG e professora universitária pela PUC (SP).


Fábio Galindo
CEO at FutureCarbon Group

Empty space, drag to resize
Acredita em negócios de impacto e defende que a energia da vida deve ser direcionada para as causas em que se acredita. Por isso, fundou e hoje é o CEO da Future Carbon Group, um ecossistema de geração de créditos de carbono único no Brasil.

Enrico Dalla Riva
Especialista em riscos socioambientais
Empty space, drag to resize
Doutor em sustentabilidade e mestre em ciências contábeis. Atualmente é especialista de supervisão e facilitador interno dos cursos de Contabilidade, Mercado de Intermediação, Acordos de Basileia e Responsabilidade Socioambiental do SFN no Banco Central do Brasil.
Leonardo Fabri
Sócio-Diretor | Contraponto Consultoria e Estratégia ESG
Empty space, drag to resize
Sociólogo e cientista político, formado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Desde 2015, dedica-se à pesquisa da intersecção entre políticas públicas e o papel das lideranças empresariais no processo de desenvolvimento.

Atendimento

Ficou alguma dúvida? Fale com o nosso time de atendimento, de segunda a sexta das 07 às 19 horas, exceto feriados.
Para dúvidas e situações sobre acessos, documentações ou financeiro.
atendimento.faculdade@exame.com
WhatsApp: (11) 97083-7324 
Empty space, drag to resize
Para reclamações e denúncias, acesse a ouvidoria.

Fique por dentro das últimas notícias de ESG na Editoria Exclusiva da Exame